15 de agosto de 2008

Pataquadas olímpicas... cadê o ouro?

Juro que eu já tentei ser atleta. Quando eu era pequena criança, eu adorava Educação Física, jogar bola na rua e tal. Daí, eu entrei no ginásio e minha carreira de esportista foi ao auge, com a convocação para a seleção de vôlei do EEPSG Pedra de Carvalho, uma escola com uma suuuper boa reputação no ABC Paulista.

Era levantadora, mas um acidente em um treino me fez deslocar os dois pulsos de uma vez e, cortada do torneio interclasses, eu decidi mudar os rumos da minha vida. Possivelmente, se tivesse seguido naquele caminho eu seria a substituta da Fofão a partir do ano que vem (nota da redação: isso não significa MESMO que eu jogava bem).

Mas quem disse que eu, uma jornalista sedentária que largou a academia depois de dois meses, não faço esporte? Claro que faço! Vá participar de uma cobertura olímpica para ver o quanto a gente se mata.

Hoje mesmo eu fiz o revezamento de cinco modalidades diferentes para escrever ao mesmo tempo com obstáculos: a Internet lenta. Porque é claro que, se você trabalhasse com informática,
deixaria para trocar o servidor de um site esportivo bem durante o evento mais importante dos últimos quatro anos. Óbvio, né?

Vamos a mais pataquadas olímpicas:

Ouro - O pesista do Brasil, il, il.

Volta e meia eu esqueço de postar um momento bizarro por aqui. Foi o que ocorreu neste caso. Mesmo assim, resolvi dar um ouro atrasado para o Welisson Silva, que quase cometeu um suicídio involuntário - fiquei com dó, pois sabemos ele nunca vai ganhar nada de importante na modalidade . Agora, pelo menos, já não vai mais morrer sem um mísero título sequer. Agora, sobre a importância, ele que se vire...

Alguém pode até falar: "Puxa, mas foi um acidente, se ele tivesse mais condições de treino e tal...". Não me convence: primeiro, porque deixar acontecer DUAS VEZES é burrice (a outra foi no Pan-2003, onde ele teve que ir para o hospital). Segundo porque existem mais pesistas losers como ele que não passam esse vexame.

Só não sei o que é melhor: as fotos ou a declaração do técnico dele ("Infelizmente, o que vai sair amanhã nos jornais é: 'Welisson cai de bunda no chão'"). Ué, mas não caiu mesmo?


Prata - Hugo Hoyama, o eterno

Sabe uma coisa que eu não suporto em atleta? Indecisão sobre quando vai se aposentar. O exemplo mais claro disto é o nosso querido Oscar Schimidt, que ficou mais ou menos desde 1989 até 1996 anunciando final de semana sim final de semana não o jogo de despedida da carreira dele. Depois, o mesmo ocorreu com o Popó "Mão de Pedra" que voltou umas duas vezes da aposentadoria só para apanhar. Não podemos nos esquecer também da Fernanda Venturini, que volta e meia ressurge dos mortos para nos assombrar.

Agora é a vez do Hugo Hoyama, nosso simpático mesa tenista que só ganha Pan. Antes de ir para Pequim passear competir, todo mundo achava que essa era a última das 235 edições dos Jogos que ele participou e perdeu na primeira fase. Pois bem: depois de perder mais uma vez na estréia, ele vem e começa a mudar de idéia. Por isso, lanço a enquete: quantas décadas vai demorar para ele pendurar a raquetinha de vez? a.) Uma, b.) duas, c.) três ou d.) ele vai jogar até o final dos tempos.

Bronze - Uh, uh, Edinanci!

Juro que eu torci pela Edinanci Silva em Pequim-2008. Apesar de ela ser uma pessoa que não gosta muito de jornalistas (com motivos), eu gosto dela. Porque, mesmo não sendo a melhor judoca que eu já vi, é uma puta de uma pessoa esforçada e que superou todos os recordes de preconceitos sofridos: é negra, pobre, nordestina, bem distante dos padrões de beleza... (eufemismo detected).

Mas ela é brasileira e, portanto, amarelona. Foram nada menos que quatro Olimpíadas chegando como favorita ao pódio e nenhum bronzezinho em casa. Na China, ela chegou perto, mas perdeu a final da repescagem para a sul-coreana Gyeongmi Jeong. Outra, aliás, que dava medo (nem o sorrisinho salva). Ah, e a Edinanci também está repensando a aposentadoria...

Aproveitando a deixa e só para encerrar o assunto judô, não posso deixar de expressar a minha indignação. Primeiro: esse negócio de se agarra daqui, puxa de lá e se joga dali é coisa de veado. Segundo: dizem que esporte é saúde e disciplina... mas será que os pais que matriculam seus filhinhos nessas aulas sabem que existem um golpe chamado estrangulamento? :-D.


Menções honrosas

Apesar de que eu já sabia de tudo isso, não voi deixar de mencionar a amarelada da nossa ginástica por equipes (queria ser, no mínimo, sexto e depois dizer que oitavo é bom. Ah, tá) e a refugada do Thiago Pereira, comprovando que a Globo torrou a nossa paciência com a maldita dona Rose gritando na beira da piscina para nada. Aliás, só agora que o povo descobriu o Cielo, esse sim um baita nadador?

Falando em Cielo, eu não aguento mais trocadilhos infames do tipo "Uma medalha que caiu do Cielo", "Um atleta que veio do Cielo" e afins. Vou jogar uma bomba na redação do próximo jornal em que eu ver isso.

Também não esqueci do Federer, que nos últimos tempos resolveu se "abrasilerar" e perde tudo o que é favorito. Ah, e claro que o Galvão não poderia passar incólume: hoje no jogo do Brasil x Noruega, ele começou a filosofar e dizer "que o futebol feminino que é bonito, é um jogo mais cadenciado, quase sem faltas....". Hã, hã... faltou dizer também que é a maior fonte de lances bizonhos e video cassetadas do planeta.

Sobre o basquete amarelão? Só um comentário, vindo do Oscar durante a transmissão na derrota contra a Rússia: "Basquete é um jogo em que a bola tem que cair na cesta". Pena que as brasileiras não entenderam isso ainda.

PS: Neste momento, as potências olímpicas da Geórgia (em guerra), Azerbaijão, Coréia do Norte, Mongólia, Etiópia, Cazaquistão, Zimbábue, Quirquistão (onde fica isso?), Uzbequistão e Vietnã estão na frente do país que não desiste nunca no quadro de medalhas. Mas pelo menos a Argentina está ainda pior, e é isso o que importa!

7 comentários:

Anônimo disse...

O ouro veio, enfim!

E o Hugo Hoyama é sem-noção, né? Querer disputar Londres-2012 é o fim da picada. Cheeeeeeeega!

Anônimo disse...

E o Canadá, do seleto G8, que não tem nenhuma medalha? O Lula já pode pleitear a substituição. Dá-lhe Brasil, il, il, il.
Tã,tã,tã,tã,tã - Notícia de última hora: Cielo ganhou o ouro nos 50 metros livres. E chorou como uma Jade. Mas ele merece, o cara é bom, confiante e só amarela na cor da medalha.

Felipe Held disse...

É legal quando o setor de informática trabalha pensando na gente, né?

Bom, pelo menos eu consegui bater também alguns recordes. O primeiro, de estresse. O segundo, de notas de vela em um curto espaço de tempo.

Aliás, sensacional aquele resumão do dia.

Anônimo disse...

Eu amei que deram a medalha pro tal do Cielo e tava escrito 50m for women! "Tá escrito pra mulheres". Amoooooo.

Gen-te, como assim Popó não luta mais? Mas a mãe dele conrtinua com a feijoada, né?

Anônimo disse...

O lado positivo dessa olimpíada pra mim, até agora, foi descobrir que TRAMPOLIM (sim, trampolim) é um esporte olímpico.
E pasmem. Apesar do nosso país lembrar um circo, não levamos nenhum representante nessa modalidade.

Anônimo disse...

Nossa, vc era do Pedra??? Joguei muitas vezes contra vcs lá! O técnico era o Valdir?? Beijos

Carolina Maria, a Canossa disse...

Fábio - O Hugo é legal... se ele for embora, de quem faremos piadas nos próximos anos?

Pernalonga - Dados atualizados nesta segunda: o Canadá já tem dois ouros, três pratas e quatro bronzes. Em resumo, estamos comendo poeira para variar! E viva o Cielo, apesar de a medalha ser mais dos EUA, que deram toa a estrutura, do que nossa...

Held - Nunca vou esquecer o cara da informática dizendo para mim: "ah, todos os computadores devia ter dois giga de memória RAM para serem ótimos, como este aqui... bom, pensando bem, se fosse assim a gente não ia ter mais serviço aqui".

Esse é o espírito.

Monte - Acho que trocaram a medalha que iam dar para o Diego... sobre o Popó, ele parou faz um tempo, mas continua falando baboseira. Dia sem pauta, é só ligar para ele!

Cris-BH - Sensacional a sua percepção. Adorei.

PS: a final do trampolim feminino foi hoje e eu fiz a nota. Lembrei de seu comentário, hahahaha: http://www.gazetaesportiva.net/olimpiadas/2008/notas.php?id_nota=3870&id_categoria=23

Bruna - Hã, digamos que a minha cntusão foi antes de eu efetivamente vir a ser titular do time do Pedra, hahahahha. Vc era de onde?