16 de agosto de 2008

Pataquadas olímpicas: É ouro, Brasil. Ou não.

Exatamente uma semana após a abertura das Olimpíadas de Pequim, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na China. Confesso que eu não acreditava: tanto, que no meu bolão individual e particular, eu dei bronze para o Cielo nesta prova. Não imaginava que ele pudesse chegar tão longe agora.

Mas torci (e muito) para ele, apesar de o sono ter me feito achar que o Cesar estava na raia de cima. Tanto que só me toquei que ele tinha ganhado no quando a banderinha do Brasil apareceu e o Galvão passou a gritar loucamente, chamando a dona Olga, avó do Cielo, direto de Santa Barbára do Oeste. E ela nem tchuns para ele.

Feita a introdução, vamos às pataquadas:

Ouro - Rede Globo

Qual foi a primeira coisa que você pensou quando o Cielo ganhou a medalha? "Chupa, Rede Globo" foi o meu caso. Sim, porque foi bem-feito para a Venus Platinada, que mal olhou na cara do rapaz desde o último Pan, onde ele "só" ganhou dois ouros individuais. Agora, os caras estão querendo correr atrás do prejuízo e eu não aguento mais ver o "nosso novo herói olímpico" no canal 5 e no SporTv - a prova já foi reprisada tantas vezes que na soma das distâncias, o coitado já deve ter percorrido metade do caminho de volta para o Brasil...

O mais irritante é que eles abusam da máxima brilhantemente constatada pelo Flavio Gomes: "Quando o brasileiro ganha, somos nós que ganhamos. Quando perde, foi ele sozinho quem perdeu". Sim, por que cadê o Thiago Pereira agora? Foi jogado no limbo dos fracassados. Eu adoro zoar com os atletas brasileiros que perdem, mas não posso deixar de reconhecer que você pegar quarto lugar em uma Olimpíada, competindo na mesma prova que o Michael Phelps, não é pouca coisa.

Triste é ver que já tem um moooonte de gente xingando o cara. Em outras palavras: conseguiram queimar a fita dele. Certo, eu sei que ele poderia ter se exposto menos, mas a situação de atleta no Brasil é tão complicada que o Thiago tinha mais era que aproveitar a chance de aparecer e angariar uns patrocínios.

Triste também é ver que o Comitê Olímpico do Brasil e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vão querer nos convencer que eles foram uma parte super importante na conquista do Cielo. Não são. A conquista é do próprio Cesar e dos pais dele, que apoiaram a ida para os Estados Unidos três anos atrás. E o senhor "Cielo pai" já tinha deixado isso bem claro depois do bronze.

Detalhe: não arrumaram sequer ingressos para a família do Cesar entrar no Cubo D'água - quem quebrou esse galho, foi a Globo, em uma atitude bacana. Ah, e ao contrário da Jade, ele tem todo o motivo do mundo em abrir o berreiro. Para o bem e para o mal.

Prata - Galvão Bueno

Ele se supera a cada dia. E eu adoro. Tanto que fiz questão de ver a prova do Cielo com a narração dele só para dar muita risada. Mas qual não foi minha surpresa quando grande cagada dele veio antes.

Pouco antes da final dos 50m livre, houve a prova na qual o Michael Phelps tentaria o sétimo ouro em Pequim, os 100m borboleta. E o Galvão secando o cara o tempo inteiro. Começou a prova e o norte-americano foi ficando para trás, para trás...

Nos últimos 50m, ele estava muito longe do líder, mas começou a se recuperar. A impressão que se tinha, porém, é que não ia dar. Então, o Galvão deve um orgasmo. Literalmente berrando no microfone, ele começou: "PERDEU, PERDEU, PERDEU, PERDEU, PERDEU!".

Mas no segundo seguinte apareceu a bandeirinha dos Estados Unidos com o nome dele, indicando o contrário. E o Galvão, pouco volúvel em suas opiniões: "NÃO! GANHOU, GANHOU, GANHOU...MMMMMMMMMMMMMMMIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICHHHHHHHHHHHHH
HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLLL PHELPS, UM GÊNIO".

Bronze - Doping

Eu amo acompanhar casos de doping, porque eles sempre são histórias cabeludíssimas. Muitas vezes, entretanto, beiram o bizarro e eu nem estou falando da Rebeca Gusmão, vulgo Rebecão.

Como era de se esperar, Pequim-2008 também tem os seus espertinhos. Ou não. Nesta sexta, o omitê Olimpíco Internacional (COI) anunciou que a ginasta vietnamita Thi Ngan Thuong. Até aí, morreu Neves.

Mas aí você vai olhar o resultado dela: 82ª e última no solo e 80ª no salto. Ou seja, compete dopada e vai mal para cacete. É o cúmulo do loser.

Menções honrosas

Falando em doping, é preciso fazer uns exames no tal do Usain Bolt, que ganhou os 100m rasos. Como assim o cara chega tranquilão e fica dançando antes da prova, onde dispara daquele jeito? Todo mundo se matando e ele dá até uma batidinha no peito como quem diz "eu sou foda" faltando uns 20 metros para o final? Faltou virar de costas e dizer "Chupem todos"... Detalhe: os 100m nem são a especialidade dele.

Falando em atletismo, não posso deixar de mencionar o Jadel Gregório, que convida um técnico do Brasil, que treinou o João do Pulo e despreza o cara na China. Vai ser marrento assim na China. Depois, perde a medalha e sai falando que Deus é ruim. Se amarelar, eu já digo: foi bem feito.

Bom e a cada dia mais estou chegando à constatação que nem todo amarelão é brasileiro. Pára tudo, o que foram aqueles russos perdendo quatro match points para eliminar o Ricardo e o Emanuel (que são uns fofos)? Melhor para o Brasil, mas que ficou feio para eles, ah, ficou...

Encerrando, foi espetacular a Ana Moser entrando para comentar a programação da ESPN Brasil: "Olá amigos do SporTV, ops, da ESPN Brasil...". E, para ficar no mesmo canal, foi difícil ouvir o João Palomino dizendo que "não deviam deixar o Phelps disputar tantas provas". Ainda bem que a moça que dividia a bancada com ele (esqueci o nome dela), teve um pouco de bom senso e praticamente mandou o cara calar a boca.

7 comentários:

Julio Simões disse...

Boa cobertura, Carol!

Só pelo fato de aguentar trabalhar nas Olimpíadas de madrugada e ainda postar com tanta determinação, todo mundo já devia elogiar.

Aliás, você conhece o blog Bronze Brasil? É demais. Tá em www.bronzebrasil2008.wordpress.com

Vale a visita.

Beijo!

Gabriel disse...

Viu que o Cielo perdeu a hora e não apareceu no Jornal Nacional? Seria um freudiano ato falho?

Gabriel disse...

Viu que o Cielo perdeu a hora e não apareceu no Jornal Nacional? Seria um freudiano ato falho?

Anônimo disse...

Vc devia atualizar sempre com essa frequência, hein fia?

Mas pior do que reprisarem a prova do Cielo é reprisarem o choro na entrega da medalha. Sempre na íntegra, do hino aos aplausos. E em todos os canais. Nas primeiras 12 vezes que eu vi, até achei bonito e emocionante. Daí pra frente começou a ficar irritante.

Renato Telles disse...

"o Ricardo e o Emanuel (que são uns fofos)?"

Acho que alguém anda lendo muito o blog da Isa...

Tina Lopes disse...

Também acho que o jamaicano corre turbinado. Quando a diferença é muita, deve-se desconfiar. Já aconteceu antes - vide Ben Johnson. Aliás, o Ian Thorpe parou de nadar depois que descobriram um tipo de doping sei-lá-o-nome.

Carolina Maria, a Canossa disse...

Julio - Que honra a sua presença aqui! Então, adotando o mesmo discurso dos losers brasileiros, eu estou me esforçando ao máximo para postar aqui. Pelo menos, estou na matina, escapei da madruga! Ah, eu adoro o blog "Bronze Brasil"... é tão bom quanto o fracasso.com.br.


Gabriel - Acho que foi vingança mesmo pelo ano inteirinho somente de "Vai Thiagôôô!". A mamãe Cielo também queria aparecer, pô.

Trotta - Olha só quem vai querer me dar lição de moral sobre atualizações... hahahahaha. Vc só viu 12 vezes? Imagina então eu que fiquei em uma redação com três Tvs ligadas em programas esportivos... pelo meus cálculos, o Cielo já está na África do Sul.

Renato - Desculpe a falha. Mas que eles são fofos, eles são... hahahaha

Tina - Eu já escrevi a nota do doping na GE.Net e deixei para ser publicada daqui a oito anos, igual a Marion Jones.