23 de junho de 2007

Dur Dur D'Être Bébé

Antes de tudo, um aviso: a história de morrer ou virar hippie na Bahia era tudo balela. Também é mentira que eu tinha esse monte de coisa para fazer. Na verdade, o blog anda desatualizado porque juntei todas as minhas forças nos últimos dias em busca do paradeiro de um grande ídolo do começo dos anos 90. Ele, o fantástico, o genial, o lendário, o fofo Jordy Lemoine.


(Clipe do primeiro grande sucesso de Jordy. Reparem como os franceses também podem ser bregas)

Quem não se lembra daquele pivete loirinho que SÓ cantava duas músicas absolutamente irritantes, "Dur Dur D'Être Bébé" e "Alisson"? Pois bem. Boatos davam conta de que o coitado assumira a homossexualidade e trabalhava pelas ruas de Paris, que perdera o braço, que havia morrido... Mas o Nossa, Canossa! em intenso trabalho de apuração e diversas consultas ao oráculo Google coloca tudo em panos limpos para os seus leitores.

Atualmente com 19 anos, Jordi é uma prova de que não só os brasileiros exploram seus filhotes em busca de dinheiro. Filho de um produtor de discos e uma compositora, o francesinho começou, como qualquer criança, a fazer gracinhas diante da família por volta dos 3 anos de idade. Mas seu pai era esperto, tinha bons amigos e o levou para cantar diante de executivos da Columbia Records. Um ajustezinho aqui, uma mixagem ali e ... o jingle "Dur Dur D'Être Bébé" estava pronto!

Para surpresa de todos, Jordi não estorou apenas na França, mas virou ídolo das massas também em outros países europeus, Japão e Brasil, onde até mesmo participou do "Domingão do Faustão" protagonizando uma das melhores cenas da televisão brasileira com um impagável playback que empolgou a platéia. "O francês que está fazendo a cabeça da galera", definiu o apresentador.


("Ô louco, meu!". Jordy também fez a alegria dos brasileiros)

Jordy então ançou seu primeiro álbum, "Pochette Surprise", de onde saiu outro hit, "Alisson". Enquanto os pais enchiam a bucha de grana, ele entrou para o livro dos recordes como o cantor mais jovem do mundo.


(Com "Alisson", Jordy seguiu estourando nas paradas de sucesso)
O ano já era 1993, Jordi continuava uma gracinha e, de uma certa forma, chegou a Hollywood, gravando a música "It's Christmas, Cest Noel", tema do filme "Olha quem está falando agora".


(O loirinho chega ao ápice e faz uma ponta em Hollywood)

Ainda lançou outros dois discos ("Poiton magique" e "La Récréation"), mas a esta altura do campeonato, o governo francês já estava de olho no caso e proibiu o garotinho de cantar em rádios ou aparecer na TV sob a alegação de que ele estava sendo explorado pelos pais. Mas não era o fim de tudo.

O inferno astral do loirinho continuou em 1996, quando a atração turística "La Ferme de Jordy" ("A fazenda de Jordy") resultou em retumbante fracasso. A fonte secou, o amor dos pais acabou e, ainda na adolescência, o francesinho, que já não era mais tão "inho", acabou emancipado. Isolou-se em uma fazenda nas cercanias de sua cidade natal, Caen, para estudar dança e música.


(Versão oriental de Jordy. Reparem como nem só os brasileiros e franceses podem ser bregas...)

Ressurgiu das cinzas em 2005, para lançar um livro, participar e vencer a segunda temporada do reality show "La Ferme Célébrités", uma espécie de "Casa dos Artistas" local. Há pouco mais de um ano, lançou outro disco "Je t'apprendrai". Mas, como já não é nenhuma gracinha, segue vivendo como uma celebridade francesa de segunda linha, tentando descobrir uma maneira de voltar no tempo e retomar o estrondoso sucesso, que o fez virar, ao lado de Napoleão Bonaparte, um dos grandes nomes do país.


(Última música lançada por Jordy, com um retrospecto de sua bem-sucedida carreira)

3 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahaha!!!! SENSACIONAL!!!!

Eu já havia ouvido falar an relação entre Jordy e a vida rural, embora a fonte não fosse confiável.

Agora, cá entre nós, é impressionante o número de clipes asiáticos ridículos no YouTube. Será que eles só fazem idiotices?

Anônimo disse...

ES-PE-TA-CU-LAR!

Estou em êxtase.

Brilhante trabalho jornalístico-investigativo. Parabéns, Carol!

Anônimo disse...

Oi Carolina, vc é de onde? sera que somos parentes? tb sou canossa.... adiciona o msn ai spacevideomatao@hotmail.com, ou mande e-mails para ver se somos parentes!
www.spacevideo.v10.com.br