21 de junho de 2008

Como sobreviver a acidentes de avião

Conforme alguns de vocês devem ter notado, há cerca de um mês atrás eu descobri que morro de medo de avião. É claro que isso não vai fazer com que eu deixe de sair voando por aí, mas sim a falta de dinheiro. Como a melhor coisa para superar seus medos é conhecer suas chances de sobervivência, resolvi pesquisar sobre o assunto. Ok, ok, isso é metira: na verdade eu liguei a TV a cabo neste sábado e me deparei com um documentário da Discovery Channel sobre como sobreviver a acidente aéreos. Então, anotei algumas dicas e coloco no blog na esperança de que ninguém precise usá-las, mas, se precisar, saiba o que fazer para minimizar a chance de morrer.

Antes, a frase que abre o documentário:

"Um avião é basicamente um tubo de alumínio, cheio de gente dentro, com um monte de material inflamável e lotado de combustível. Agora, é só colocar isso tudo correndo a 200km/h em uma pista"

Tive vontade de desligar a TV esta hora e permanecer a uns 100km de qualquer avião pelo resto da minha vida. Mas, como a pilha do meu controle remoto está fraca, eu não consegui executar a a ação e ouvi a parte de estatísticas, que me aliviaram bastante e me fizeram seguir em frente.

Vamos a elas, então:

De acordo com a Discovery, cerca de 3 milhões de pessoas andam de avião todos os dias. Desde os anos 60 até atualmente, ocorreram cerca de 550 acidentes nos Estados Unidos, com 55 mil vítimas - um número bastante pequeno, portanto. Destas, 95% sobreviveram. De um modo geral, a chance de ter acidentes com sobreviventes é de 90%.

Mas... como eu posso ser um sobrevivente? Seguem as dicas, pois bem:

1. Se você perceber a iminência de um impacto, adote a posição correta, com a cabeça entre as pernas. Isso diminui as consequências da desaceleração da parte superior de seu corpo, já que a inferior estará protegida pelo cinto de segurança (usar o cinto é fundamental, dã). Também ajuda a evitar lesões causadas pelo impacto de sua cabeça com o banco da frente;

2. Evite viajar na primeira fileira, porque neste caso não há bancos da frente para amortecer o impacto (leia dica acima para proceder direito);

3. Se for possível, viaje em um banco que tenha airbag. Infelizmente, por algum motivo as companhias aéreas não costumam comprar este item, então encontrá-lo é uma questão de sorte muito grande. Encontrá-lo e ainda sofrer um acidente é estatisticamente quase impossível, mas vai saber...;

4. Saiba desafivelar o cinto. Segundo estudos, boa parte das pessoas que sobrevivem ao impacto morrem porque não conseguem se livrar do cinto de segurança. Normalmente, isso é fácil (off topic: não para mim, mas eu sou um caso à parte), só que em situações de extremo stress, as pessoas lembram-se do que é mais comum na vida delas, ou seja, o cinto do carro, no qual é necessário apertar um botão. Então, mantenha a calma e lembre-se que você está em um avião e não em um automóvel;

5. Em caso de queda na água, só acione o colete salva-vidas depois que sair do avião. Como ele flutua, não permitindo que as pessoas nadem, muitos acabam morrendo afogados porque a água está tomando conta de tudo e elas não conseguem se locomover;

6. Normalmente, a água ao redor do avião fica repleta de combustível, um material espesso que dificulta o nado. Tome cuidado com isso;

7. Se você já saiu do avião que caiu na água, mantenha-se abraçado com alguém e em grupos: além de isso ajudar a manter a temperatura corporal de todos, facilita a visualização das equipes de resgate;

8. Tenha um plano de fuga do avião em mente durante a viagem. Uma boa dica é contar o número de filas de poltronas até a saída de emergência. Assim, você poderá tatear e se orientar melhor caso a fumaça tome conta de tudo e você não consiga achar as luzes de referência no chão;

9. Se for o caso, prenda a respiração para evitar inalar o ar cheio de fumaça. Relatos de sobreviventes dão conta que a inalação destes gases te deixam sem energia. Daí, para a inconsciência e para a morte não é um caminho muito longo. Em geral, a fumaça demora a chegar na parte de baixo do avião, então, se for o caso, arraste-se. Estudos mostram que você tem aproximadamente 90 segundos até a fumaça tomar conta de tudo;

10. Caso esteja acompanhado de alguém, combine o que fazer em um caso destes: sair do avião o mais rápido possível. É tétrico, mas evita que você perca um tempo desnecessário tentando achar quem já se salvou, o que coloca sua própria vida em risco. E nunca, jamais volte para buscar alguém: bote na cabeça que, indo no sentindo contrário da fila que quer sair do avião, você sé vai atrapalhar a saída e a consequente sobrevivência de todos (já viu a largurinha daquele corredor?), inclusive a sua e a de quem você quer salvar;

11. Canossa, existe um lugar mais seguro para se sentar? Tecnicamente não, porque para isso você precisaria saber a posição exata da colisão, o que só é possível se você for vidente (e burro, porque se prever que o avião vai cair, não entrará nele). Porém, contudo, entretanto, a região das asas tem a fuselagem reforçada. De qualquer forma, o ideal é se sentar nas sete fileiras mais perto das saídas de emergência porque assim você diminui as chances de se deparar com um desesperado que não segue a regra 10.

O único problema é que como eu só andei de avião duas vezes, eu não lembro direito onde ficam as saídas de emergência, mas eu conto assim que descobrir. Ah, e normalmente a chance de as pessoas na parte traseira morrerem é maior que na dianteira. Lembram-se de Lost? Então...

----

Obviamente nada disso vai adiantar se você for uma pessoa muito azarada e estiver em um avião como o TAM JJ3054, o Gol 1907 ou o TAM 402. Mas a solução aí é só uma: rezar. E o Nossa, Canossa! não vai poder fazer nada por você.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hahahaha, credo, Carol! Que post mais sombrio, eu hein!

Avião é super seguro, embora às vezes desconfortável. Mas quando dá alguma merda, a chance de sobreviver é quase zero.

Como diria a ex-ministra, ex-prefeita e possível futura prefeita, o negócio é relaxar e gozar mesmo...

Anônimo disse...

Fico imaginando se alguém ficaria se lembrando dessas dicas na hora em que a coisa ficasse feia mesmo... "ah, o avião está caindo, que bom que vi aquele documentário no Discovery!Agora vou colocar a cabeça entre as pernas e esperar..."

Felipe Held disse...

COm exceção da dica 8, o seu manual básico de sobrevivência é fenomenal, haha!

Prometo imprimir um deles quando a chefia autorizar as minhás férias no segundo semestre de julho e sair por aí, sabe-se lá para onde.

(tá vendo como eu sou legal e empático com meus companheiros de outros e não tiro férias durante um Grand Slam?)

Anônimo disse...

Eu nunca tive nenhum medo de avião... mas passei a ter depois de ler isso. O.o

Ah, que se dane, quero mais que o avião caia e eu vá pra ilha de LOST. ^_^

Carolina Maria, a Canossa disse...

Fábio -Que nada, o documentário diz que a chance de sobrevivência é alta... basta seguir as recomendações. Hahahaha.

Corba -Então morre, ué.

Held -O que você tem contra a dica 8?

Trotta -Eu também queria, afinal não é em qualquer lugar que você encontra um Jack e um Sawyer dando sopa.

DIZDIZENDO disse...

Alguém nesse mundo me entende...
Eu até fiz uma sessão: Foi por medo de avião...

Gostei muito, vou usar teu texto como ajuda para o próximo, posso??

bj


http://dizdizendo.blogspot.com/search/label/Foi%20por%20medo%20de%20avi%C3%A3o...