19 de julho de 2007

Relaxa e goza, ministra?

Eu sei que muita gente já falou sobre isso, mas não posso deixar de usar este espaço para também deixar o meu recado - mesmo que ninguém se importe com isso.

Apesar da incompetência do governo Lula no setor áereo ter sido mais do que evidenciada pela imprensa, da primeira vez a culpa foi dos controladores de vôo e dos norte-americanos (claro, é sempre bom ter um norte-americano para a gente jogar a culpa de todos os nossos problemas). Agora, eu aposto com quem quiser que a culpa deste novo desastre será do coitado do piloto, que morreu e não terá sequer o direito de se defender. Talvez a mídia também seja culpada, já que só publica notícia ruim. Ou seria a prosperidade do país, Guido Mantega?

O que se vê - de novo -, é cada um tentando "tirar o seu da reta". Por outro lado, também não vou ser hipócrita de só criticar o governo Lula sobre as resposabilidades deste acidente mais que anunciado - mesmo ele tendo muito a responder sobre isso. É fácil falar isso agora, mas por que o governo Fernando Henrique não iniciou a construção de outro aeroporto em São Paulo depois da tragédia com o Fokker 100 da TAM, em 1996? Por que governantes do passado deixaram um cidade inteira crescer ao redor do aeroporto? Por que, assim como acontece quase todo ano no autódromo de Interlagos, gastamos milhões em uma pista mal feita e deixamos tudo por isso mesmo?

As empresas aéreas também têm culpa, já que até a desgraça acontecer, ninguém estava disposto a abrir mão do movimento de Congonhas, o que remete à preguiça das pessoas de uma maneira geral: não foi em apenas uma oportunidade que eu ouvi alguém dizer que "Congonhas é bom porque é central e mais fácil de chegar". Só agora, enquanto choramos nos convencemos que o maior êxito dele é também o seu maior perigo. E ainda temos que lembrar que a tragédia poderia ser bem pior.

Será que mais uma vamos vamos no deixar levar por quem diz que não devemos agir em momentos de comoção? Foi isso o que aconteceu no caso do João Hélio e eu não me surpreenderia em nada se outro menino fosse arrastado pelas ruas amanhã, já que tudo continua igual. Aliás, alguém ainda lembra do João Hélio? Foi apenas mais um em vão, assim como provavelmente serão as vítimas do vôo da TAM. Retratos de um país onde os grandes problemas são tratados com um "relaxa e goza".

PS: Não defendo o fechamento imediato de Congonhas, mas a sua desativação gradual com a construção de outro aeroporto. Interromper as operações lá de uma vez seria um loucura: todo o movimento ficaria para Cumbica e Viracopos, o que nas atuais condições do sistema aéreo verde-amarelo seria criar (mais) condições propícias para outra desgraça.

PS2: Se quiser opiniões muito mais embasadas, leia o blog do Fábio, da Leonor
e do André.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marta devia mudar sua frase histórica: "Relaxa e morre" parece o mais adeqado à situação atual.

E posso publicar esse seu belíssimo post no meu blog? :P

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Sluggish Downloads Using NZB Files You Can Instantly Find High Quality Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications and Download Them @ Rapid Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat cpa methods[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses alternative or not-so-known avenues to build an income online.