26 de julho de 2007

O famoso "jeitinho" canadense (Pan, dia XII e XIII)

Essa quase passou despercebida (pelo menos eu só vi na ESPN Brasil) e por isso ganha ouro dentre as pataquadas. Uma das poucas coisas que estava faltando acontecer neste Pan era fraude por parte de atletas. Mas veja bem: estava. E veio justamente de onde o nosso preconceito menos esperava: dos educados e "honestíssimos" canadenses.

Na prova de esgrima do pentato moderno, não é que descobriram que a equipe do Canadá estava usando uma espada fora das especificações? O esquema dos caras era muito simples: um dia antes da prova, quando é feita a inspeção, estava tudo ok com o equipamento. Só que nas 24 horas seguintes entrava em ação o famoso "jeitinho canadense" e a espada era adulterada de tal forma a pontuar sem ter efetivamente tocado no adversário.

Percebendo a facilidade dos rivais (assim até eu...), os brasileiros protestaram. E ainda tiveram que ouvir dos caras que estava tudo bem, que era o equipamento usado para a marcação de pontos que estava errado. Então a organização fez um teste muito simples: trocou a espada por uma considerada normal. E não é que os caras perderam? Feio, muito feio. O Canadá ainda foi punido, mas não o suficiente para tirar o bronze de Joshua Riker-Fox na prova.

Medalha de prata: o glorioso basquete brasileiro

Na maior rivalidade outrosesportianas, tenho minha clara preferência: entre basquete e vôlei sou mais a segunda opção, o que já rendeu grandes embates na redação da GE, onde eu, Marta e Rafael chegamos à conclusão de que todo esporte é coisa de viado. Mas isso fica para outro dia, porque o momento é de malhar o basquete.

Vou me limitar só às seleções porque se começar a falar dos clubes vira covardia. Primeiro, as mulheres, que conseguiram proporcionar outra grande amarelada para o Brasil no Pan. Como pode um time, na despedida de seu ídolo em casa, liderar o jogo praticamente inteiro em uma final de torneio internacional e tomar uma piaba de adolescentes norte-americanas (praticamente o time F dos Estados Unidos) no último quarto?

Tenho a leve impressão de que a seleção feminina agiu de acordo com a lógica do meu primo Hugo: "Ué, se o Brasil ganhou três quartos e os Estados Unidos venceu um, o Brasil ganhou o jogo...". Infelizmente faltou avisar o juiz. E eu nem quero ver o que vai ser daqui para frente sem a Janeth, uma pessoa do esporte que eu admirava. Bom, pelo menos o Barbosa, que ocupava o cargo desde 1916 (mas estava de licença para o Miguel Ângelo da Luz nos dois maiores momentos do time (título mundial de 94 e prata olímpica de 96)), também foi embora...

Claro, e eu não vou nem comentar o fato de o time masculino ter vencido as poderosas Ilhas Virgens (outra grande fonte de piadas infames do Pan) por apenas cinco pontos de diferença. Tudo bem que os caras da NBA não jogaram, mas tomar sufoco de um país com 108 mil habitantes não dá...

Medalha de bronze: mais uma dos hermanos...

Tudo bem que a seleção brasileira masculina de hóquei sobre a grama marcou apenas um gol no Pan e tomou 57. Mas o que isso importa quando a favorita Argentina também amarela e perde a final em um dos poucos esportes que tinha tudo para ganhar o ouro? E o pior: nos pênaltis. Pior ainda: com um erro do melhor jogador do time, que já tinha feito um montes de gols desta maneira. Já está ficando até enjoativo dizer isso, mas... CHUPA, Argentina!

Pataquadas honrosas para os boxeadores brasileiro, que conseguiu perder cinco semifinais ontem e teve que ouvir do Popó, que faltou inteligência (eufemismo detected) - pausa para manifestar minha solidariedade ao Emanuel, que na incubência de fazer a cobertura da modalidade neste fatídico dia usu todas as formas possíveis de se comunicar uma derrota. Também merece citação o torneio de softbol do Pan, que por conta das belas instalações está batendo o recorde de partidas possíveis a se realizar em um dia, para os saltos ornamentais brasileiro, que treinam separados uma prova sincronizada (!), o "descontrole" da Juliana Veloso e, óbvio, os cerca de 98 minutos no qual o Brasil ficou à frente de Cuba no quadro de medalhas. Te cuida, Fidel!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sacanearam os canadenses! Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Devíamos retirar nossa delegação dessa competiçãozinha de Terceiro Mundo. Bah!

:P

Thiago disse...

Meu mundo caiu. O Winkelhock foi dispensado da Spyker para dar lugar ao SAKON YAMAMOTO!

Ao menos o Iraque foi para final da Copa da Ásia. Vamos Leões dos Dois Rios, para cima das Águias Verdes e, na Copa das Confederações, detonar com os ianques capitalistas filhos da mãe!!!

Ah, sim, o Pan... O que é isso mesmo?