9 de maio de 2007

Conservatória, Rio de Janeiro

C. M., a C., em um tenso momento de apuração do nosso livro-reportagem

E ainda há quem diga que o TCC é um negócio sofrido. Não sei como. Já dizia o Hugo que nós estamos fazendo o que mais gostamos neste trabalho: viajando, ouvindo música, bebendo e, ao menos no caso do Roberto, (censurado), bom é mellhor deixar para lá e evitar constragimentos ao mais querido músico do JOA.

Final de semana passado estivemos em um pequeno distrito de Valença, Rio de Janeiro, chamado Conservatória. Trata-se de um lugar perdido no túnel do tempo que denomina-se "capital mundial da seresta" (como se na China existissem seresteiros...). É uma cidade extremamente agradável e relativamente perto para os paulixtas.

Confesso que mudei a minha opinião sobre o Rio: é um estado bacana, com pessoas legais. Fiquei até com vontade de passar na capital um dia qualquer. Mas vou deixar os elogios com o Fábio e ressaltar que ainda compartilho da frase do Narazaki: "Se o aquecimento global tem que inundar um lugar primeiro, que seja o Rio de Janeiro". :-P

O "pré-conceito" contra os fluminenses permanece por alguns motivos (não necessariamente nessa ordem): eles não sabem fazer pizza; eles colocam catchup, maionese e mostarda na pizza; o sotaque deles é horrível (apesar de ser ótimo para imitar); a catraca fica na parte de trás do ônibus; eles acham que o Flamengo é um clube de verdade.

Mas sejamos menos intrasigentes e vamos prestigiar o nosso estado vizinho.

Serviço - Conservatória

Como chegar:
De SP: Viação Salutaris até Valença (ônibus saem do Terminal Tietê) - por volta de 47,5 reais
Do Rio: Viação Normandy até Valença - por volta de 30 reais
Em Valença, pegar o busão da Viação "Senhor dos Passos" (5 reais). Não se impressione pelo nome bonito: o ônibus tem horários bizarros, está caindo aos pedaços, a estrada é um lixo e você vai ter que adivinhar onde é Conservatória para descer. Mas pelo menos não tem aquela bosta de ar condicionado da Salutaris que me fez tremer de frio tanto na ida quanto na volta.

Onde ficar:
Na Pousada das Hortênsias, claro. Comandado pela dona Arilda, é um lugar limpo, agradável, barato e que conta com um sensacional café da manhã. E, se você for tão simpático quanto o mosso grupo de TCC, pode até ter uma surpresa muuittto agradável no final.

Rua Ludovico Cosate, 216 Tel.: (24) 2438-1240
O que fazer:
Conservatória tem o formato de um triângulo. Andando devagar, você percorre a cidade inteira em uma hora. São muitas casas restauradas, muitos lugares para se ouvir seresta, uma belíssima seretana toda sexta e sábado de noite, museus com objetos de antigos cantores, além de um lugar para observação de OVNIs (sério).

Onde comer:
Traga miojo ou bolachas na mochila. Os restaurantes da cidade são caros e têm comida apenas mediana. Ah, e apesar dos atendentes sempre simpáticos, o serviço é lento e as modificações que você pedir (EX: purê no lugar de batata frita, separar as contas...) não serão efetuadas JAMAIS.

8 comentários:

Anônimo disse...

A foto ficou espetacular, de verdade. E os cariocax colocam catchup na pizza para disfarçar o gosto. Qualquer hora dessas, pergunte para o Narazaki porque ele decidiu pedir uma no Hard Rock Café (e teve que comer um negócio parecido com Doritos).

Thiago disse...

A foto vale a visita. Sen-sa-cio-nal.

E quanto às serestas, realmente elas não existem na China, já que os Partido Comunista proibiu. Mas você nunca ouviu falar dos seresteiros refugiados do Camboja? Ou da seresta com forte influência do reggae, em São Vicente e Granadinas?

Isso também tem que estar no seu tcc, hein?

Anônimo disse...

Fiquei curiosissima com a censura perto do nome do Roberto... O que faço??

Anônimo disse...

Não há nada melhor que ter prazer com o TCC, né? Também foi o meu caso e, pelo visto, é o seu. Só pode dar coisa boa. :)

O Rio é lindo, eu gosto do sotaque (!), o Flamengo é um grande clube (quase tão grande quanto o São Paulo), mas a pizza é dose mesmo...

Thiago disse...

Nussa, escrevinhei "os Partido". Desculpem nossa faia.

Unknown disse...

Só que a gente tem que terminar logo as entrevistas porque vai saber até quando nossas fontes vão se aguentar em pé...
ahh e para quem quer saber, o Roberto foi censurado porque fbjcckjf

Pousada do Lago disse...

Gostaria de sugerir como uma boa opção de hospedagem próxima a Conservatória a Pousada do Lago. Fica entre Ipiabas e Conservatória. Parabéns pelo Blog. Francisco Lopes.

Anônimo disse...

Nossa que preconceito gratuito!!!
o sotaque paulista é bom? vcs acham que colocamos "x" em tudo e nós achamos que vcs forçam o "r" junto com "l", sei lá...(ex.: porlta). O Flamengo tem a maior torcida do Brasil e é muito mais conhecido no exterior do que qualquer time paulista...e se o Rio inundar primeiro, não tem problema, o carioca é esperto e sabe nadar muito bem...depois quando inundar SP, só o santista que tem intimidade com o mar...o resto vai estar tomando "dois chopp" com "três mano" e pensando no "Curinthia" e vai se afogar...
Rodrigo